Hoje falarei sobre um assunto muito polêmico: Zumbis de shopping. (Juro que tinha escrito mamilo automaticamente depois de polêmicos
Desde que comecei a trabalhar no shopping estava procurando um termo para designar as pessoas
Não leve zumbi ao pé da letra, apenas penso que podemos trabalhar com uma boa analogia com essa palavra.
De acordo com meus conhecimentos não tão amplos nessa área, pude concluir que as principais características dos zumbis "comuns" são:
- Dificuldade em sua locomoção.
-Fome por cérebros.
-Sentidos aguçados quando a questão for detectar algum ser vivo que lhe sirva de alimento.
-Outras coisas que não me importam agora que você pode encontrar em filmes e jogos do Resident Evil ou no seriado The Walking Dead.
Enfim, consegui encontrar certa semelhança com os compradores compulsivos analisando esses fatores:
-Dificuldade em sua locomoção: Os consumistas necessitam visualizar todas as vitrines possíveis e impossíveis, por isso sua velocidade ao andar acaba sendo menor e atrapalha pessoas que precisam andar mais rápido. Outra coisa que pode atrapalhar muito sua locomoção é o grande número de sacolas que carrega. Isso pode ser resolvido saindo com um acompanhante não zumbi. Esse poderá carregar as sacolas enquanto a outra pessoa olha a vitrine, pois fazer as duas coisas ao mesmo tempo diminui ainda mais a velocidade da pessoa.
-Fome por cérebros: Essa fome por cérebros pode ser facilmente trocada por fome de consumismo. Muitas pessoas (like me) acabam comprando por total impulso ou por muita insistência de alguns vendedores.
Se esse impulso afetasse somente o bolso do comprador não estaria aqui agora falando sobre isso, pois estaria perdendo meu tempo (que nem é tão bem aproveitado assim), mas infelizmente não é isso o que acontece. Comprando por impulso, independente de estarmos num shopping ou não, estaremos comprando algo que talvez nunca será utilizado e que principalmente teve um certo gasto para ser fabricado e que terá um gasto ambiental ainda maior ao serem descartados. É o que acontece por exemplo, ao comprarmos um frasco de maionese no supermercado, antigamente existiam apenas embalagens de vidro, hoje já temos a capacidade de fabricar embalagens que prejudicam "menos" o meio ambiente. Dessa forma não faz sentido comprarmos uma embalagem de vidro sendo que ela causaria danos maiores do que uma embalagem plástica.
E ao comprar compulsivamente não analisamos nunca esses fatores. Creio que da mesma forma que compramos algo sem consciência, o descarte deste será da mesma forma, sem receio algum.
-Sentidos aguçados: Isso só vale para as promoções, pois as outras coisas ao redor (meras pessoas) são completamente ignoradas.
Finalizando, esse tema pode ser visto como uma brincadeira, porém no fundo ser um comprador compulsivo é uma doença, e muito séria por sinal. Felizes são aqueles que reconhecem seu problema e conseguem tratá-lo antes de tal compulsão atingir níveis extremos irreversíveis.
Hoje eu ia falar sobre outro assunto mas meu sono está maior que minha vontade de digitar. Vou ficando por aqui.
Até mais pessoas!
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