Férias e mais férias! Sim, esse é o único período do ano que sofro realmente de insônia. E qual a razão disso? É bem simples, eu não faço nada o dia inteiro - a não ser ler e assistir a séries - assim não gasto energia alguma o que não me deixa dormir mais. E o mais impressionante é que mesmo eu dormindo muito mal ainda consigo sonhar muito, até mais que o normal. Como por exemplo nessa noite, tive a impressão de ter sonhado por umas 3 horas seguidas, o que tornou meu sono meio cansativo. Enfim, sonhando por 3 horas estaria blefando dizendo que durmo mal, pois sonhamos quando estamos no estado REM chamado também de "rápido movimento dos olhos" que é um dos períodos mais pesados do sono.
É comprovado que todos sonhamos, acontece que muitas pessoas acabam não se lembrando de tudo, ou até mesmo de nada mesmo. Mas qual a razão de tudo isso? Os sonhos realmente possuem algum significado?
Para Freud, os sonhos seriam restos do dia. Algo que acontece com você de dia e que possui uma certa continuação durante o sonho. A comprovação científica disso foi feita em 1989 na Universidade Rockfeller. Ao observar cérebros de ratos, eles descobriram que os neurônios mais ativados durante o dia continuavam a ser ativados durante a noite.
Agora quanto aos sonhos malucos, dizem que eles acontecem mesmo dentro do estado REM do sono, pois o cérebro está em altíssima atividade nessa fase, mas não tem as informações sensoriais da vigília. A atividade sensorial está livre e vai aonde quiser, seguindo os caminhos mais usados - que são as memórias mais fortes. Ou seja: seus sonhos com imagens aparentemente inéditas seriam apenas combinações de uma série de símbolos que você já conhece de outras experiências.
Bom, mesmo sendo muito estudado e tendo explicações plausíveis ainda não sabemos o por que de sonharmos.
Um bom livro a respeito disso é o "A Interpretação dos Sonhos" do próprio Sigmund Freud, que é considerado sua obra-prima.
Por hoje irei finalizar por aqui, e talvez quando eu voltar tentarei falar sobre os sonhos lúcidos, que é um assunto muito interessante também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário